RSS

A Figura do Professor-Ator

A Figura do Professor-Ator: a Arte de ensinar e aprender
Flávio Alexandre Cavalcante

 

A Educação corresponde a uma parcela considerável da riqueza de um país, seja porque é um dos parâmetros para definir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que caracteriza e classifica as nações, ou pelo ideal de ‘futuro’ que representa. Tanto o IDH quanto o crescimento futuro passam, irrefutavelmente, pelo desenvolvimento intelectual da população, o que exige a necessidade de se realizar uma análise do quadro do ensino no Brasil.

Entretanto cresce a inadimplência dos alunos, a evasão escolar, as agressões entre alunos e professor, a violência infantil, a reprovação, o índice de insalubridade docente e até o número de suicídio entre professores, como lidar com esses problemas? Originalmente devemos entender que os tempos mudaram e com isso os alunos alteraram seus comportamentos e para lidar com esse ‘novo aluno’ não podemos utilizar o ‘professor-ortodoxo’, por uma questão de idiomas. O hiato entre as linguagens podem ser reduzidas com a utilização das Metodologias Ativas na relação ensino-aprendizagem, principalmente as dinâmicas de grupos como jogos teatrais.

O novo professor deve ser mais que docente, precisa ser amigo, psicólogo, pedagogo, consultor, pai (ou mãe), irmão e entretainer… portanto deve executar esses vários papéis, por isso, PROFESSOR-ATOR.

Venha debater educação em alto nível, afinal aqui decidimos o futuro da nação. Não fique fora dessa.

Lançamento Previsto para Setembro de 2011.
Faça já sua reserva em escritor@flaviocavalcante.com

 

Os comentários estão desativados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: